top of page

Imagem e Semelhança - Parte 2 - O pecado


Então você viu que Deus nos criou à sua imagem e semelhança, quão incrível é isso! Viveríamos em perfeita harmonia, por toda a eternidade, contemplando e adorando a razão pela qual existimos. Por que então chegamos ao ponto que a humanidade se encontra hoje?

Por sermos feitos à imagem de Deus, somos capacitados à tomar decisões livremente. Apesar de uma natureza inocente e pura, Adão fez uma má escolha ao se rebelar e ceder ao que não lhe convinha. Fazendo isso, ele se afastou da imagem de Deus nele, e até hoje sentimos tal impacto. Ainda temos em nós a imagem de Deus, mas também trazemos as deformações provocadas pela desobediência.

Muitos culpam Adão e Eva até hoje pelos pecados que cometemos. Na realidade, eles estavam sujeitos às tentações que nos atingem até os dias atuais, e nós, assim como eles, temos a chance e a oportunidade de vence-las. Acontece que é mais fácil buscar uma desculpa do que uma solução.

O que acontece muito hoje em dia, é distorcer a própria visão do que é um pecado. Não consiste em uma série de proibições sem nenhum motivo consistente, na realidade, trata-se de um Pai ensinando aos seus filhos, por conhecer mais do que eles conhecem do mundo e de seus perigos. Em momento algum não pecar é se privar de viver prazeres, é na verdade, de vive-los da maneira que nos faz bem. Deus se agrada na nossa renúncia, mas sabe que somos simplesmente incapazes de sermos totalmente bons. Somos, porém, plenamente capazes de caminhar nessa direção ao lado da melhor companhia possível. Não é só por Ele, mas por querer o nosso bem.

Querer viver no pecado é autodestrutivo. O que acontece muito entre aqueles que não conhecem Jesus em sua essência, é acreditar que considerar o pecado de fato negativo é radicalismo. O famoso "equilíbrio". Uma tática muito eficiente é chamar algo pelo nome de seu oposto. Por exemplo, se você viver momentos de guerra e chamar aquilo de paz, provavelmente o povo se acomodará, e não buscará a verdadeira paz. É exatamente isso que acontece com o pecado, são uma série de mentiras bem contadas, o famoso lobo na pele do cordeiro.

A nossa esperança está no pastor, que mesmo em meio a noventa e nove ovelhinhas, vai atrás de uma que se perde. Esse mesmo pastor que cuida da ovelha perdida, vai defende-la a todo custo do lobo. Ele quer que elas se mantenham unidas e quer caminhar com elas, vigia-las. A última coisa que ele quer é vê-las sendo abatidas enquanto acreditavam estar indo na direção certa. Ele faz o possível e o impossível por elas. Jesus é o nosso pastor, ele deu a vida para nos salvar de nossos pecados, porque sabia que de um jeito ou de outro cairíamos neles e precisávamos desesperadamente de sermos libertos.

Tem certas práticas, que quando muito cometidas, se tornam cada vez mais comuns, e deixamos até mesmo de considerá-las pecados, mesmo eles ainda sendo. Mas não se preocupe, se você aceitar Jesus e o espírito santo habitar em ti, Ele te convencerá, para que você encontre o caminho que te faz bem. Jesus quer sim um equilíbrio: entre sua alma, seu espírito e seu corpo. Ele quer que você se cuide, quer que você cultive relacionamentos saudáveis, quer que você receba amor e companhia, quer que você viva de verdade. A maior ilusão é acreditar que aproveitar a vida é fazer de tudo, Deus sabe bem que a vida em abundância e que tem proveito é a que você encontra Nele.

Apesar da graça, o pecado sempre nos destruirá. E voltando ao "equilíbrio", que deveria na realidade se chamar desequilíbrio, ele é uma das maneiras mais destrutivas. Pouco a pouco ceder a pecados considerados menores, e ser consumidos gradativamente por eles, de modo a não incomodar até que eles nos tomem por completo.

Buscar uma vida de santidade não é algo chato, como muitos foram impelidos a acreditar. Os prazeres foram criados por Deus e simplesmente corrompidos pelo inimigo, para que, no que Deus fez perfeitamente para nós, ele tivesse uma oportunidade de virar o jogo. A santidade é, portanto, uma caminhada não só prazerosa, mas também repleta da felicidade verdadeira. Quando você busca a Ele sobre todas as coisas, tudo lhe é acrescentado. Então por que correr atrás de tudo por suas próprias mãos, e encontrar como resultado sofrimento e insuficiência?

A acomodação é perigosa. Se você acha que vive uma vida de equilíbrio com Deus e ainda assim está conformado com seus pecados, sinto lhe informar que apesar dos cuidados Dele para contigo, você não o conhece.

Permita-se conhece-lo e conhecer tudo que Ele faz de maneira perfeita e justa. Buscar isso vale muito mais do que coisas terrenas que nunca irão preencher.

Somos todos capazes de lutar contra o pecado ao lado de um Deus que venceu a morte. Você está disposto?


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page