top of page

O Evangelho Maltrapilho; a perspectiva negligenciada do cristianismo

Esse livro do Brennan Manning é simplesmente sensacional!

Hoje em dia, podemos verificar um cenário em que as pessoas muitas vezes acusam as outras, ao invés de confronta-las com a Verdade. Isso tem feito com que elementos como a Justiça de Deus e a Lei sejam mais expressivos quando as pessoas pensam em Deus do que o seu Amor, que é o principal e a razão de tudo.

A questão é que, paralelamente a figura de um "Deus para os santos" e do incisivo maniqueísmo Deus X mundo, as pessoas tem se sentido cada vez menos aceitas e compreendidas pelas outras e cada vez menos confortáveis com sua originalidade, apesar de haver alguns avanços nesse sentido. As pessoas consideradas pelas igrejas como "do mundo", por diversas vezes, acabam sendo mais compreensivas e aceitando mais as outras do que aquelas que se dizem cristãs; alguma coisa não está certa ai.

O livro, então, fala com delicadeza e clareza sobre a graça de Deus. Como o próprio nome já diz, ela é "de graça", e não é negociável ou condicional. Não fazemos nada para merece-la, mas ao nos depararmos com ela, começamos a ser transformados. Deus é o Médico dos médicos; Ele quer justamente curar os doentes, e não os saudáveis. Sinceramente, não conheço muitas pessoas saudáveis. Ao nos depararmos com a perfeição do Deus, o qual fomos feitos à imagem e semelhança, percebemos cada vez mais o quão miseráveis somos e o quanto Ele tem a nos curar.

O evangelho maltrapilho expõe um Deus que, de fato, é amor, contando histórias e exemplos completamente arrebatadores. Ele reforça o caráter do Jesus que comia com os pecadores e se importava especialmente com aqueles que a sociedade marginalizava; um Jesus cuja humildade, paciência e compreensão sobressaiam o seu poder e autoridade divina. Um Jesus cujo muitas pessoas que tinham fé e ansiavam a luz se encantavam em ouvir, enquanto aqueles que não tinham fé e nem humildade para se reconhecerem miseráveis se incomodavam imensamente com Ele. Os valores do Reino de Deus, afinal, contradizem os valores do mundo.

Para quem quer ter uma visão mais clara do que é (ou deveria ser) o cristianismo e o caráter de Deus e da pessoa verdadeiramente cristã, esse livro é perfeito! Ele transforma a nossa forma de ver e experimentar o mundo, provocando encantamento e surpresa. Aqui vai um trecho:


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page